Traficantes fazem greve em Copenhaguen
do Terra
Os traficantes de drogas da comunidade hippie Christiania, em Copenhaguen, na Dinamarca, surpreenderam ao decidir entrar em greve hoje. O movimento é um protesto contra intimidações públicas feitas contra a "cidade livre".
Conforme a agência Reuters, alguns políticos, especialmente os ligados ao Partido Liberal, de centro-direita, sugeriram que a colônia de 30 anos de existência fosse demolida para que toda a área seja renovada.
"Todos os negócios foram paralisados desde esta manhã e nós não sabemos quanto tempo a greve vai durar. Podem ser dias, podem ser meses", disse Pernilla Hansen, do centro de informações de Christiania. "Nós queremos mostrar ao governo que um mercado aberto de drogas leves é melhor do que forçar as pessoas a irem às ruas, onde drogas muito mais pesadas podem ser compradas", ela completou.
A área de 75 acres era uma zona militar de Copenhaguen que foi ocupada por hippies em 1971. No local, foi declarada uma zona autônoma, uma cidade livre composta por uma sociedade alternativa de cerca de mil pessoas.
A colônia é uma das maiores atrações turísticas da Dinamarca, onde cerca de meio milhão de pessoas circulam por ano. Muitos vão lá para comprar drogas leves como maconha.
27.3.03
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário