Liberdade ou caos?
A população iraquinana vem promovendo uma onda de saques sem a intervenção dos militares norte-americanos que ocupam Bagdá.
Enquanto as tropas ainda combatem bolsões de resistência espalhados pela cidade, milhares de pessoas invadiram lojas, fábricas, escolas, hospitais e prédios públicos para levar tudo o que conseguissem. Jovens e velhos, homens e mulheres participam do saque, que atinge tanto edifícios bombardeados quanto áreas poupadas pela guerra.
"Isso é liberdade?", gritava um comerciante para os ocupantes de um tanque dos EUA.
"Que diabos, meu trabalho não é contê-los", respondeu um jovem marine, acendendo um cigarro e assistindo à cena. "Esses iraquianos ferrados vão roubar qualquer coisa que conseguirem. Olhe isso."
"Pelo amor de Deus, como eles podem deixar isso? É a minha vida", gritava um idoso, enquanto uma pequena multidão arrancava o sistema de vigilância de sua loja e levava embora dezenas de aparelhos de ar-condicionado.
Atacar, destruir e matar foi muito fácil, quero ver manter a ordem, fazer o Iraque virar um pais democrático. Afinal, não é essa a justificativa a essa guerra?
11.4.03
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário