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Na capa da Ilustrada de hoje, há um matéria sobre a nova empresa de medição de audiência do país, o Datanexus, do cientista político Carlos Novaes. A publicação do jornal coloca em questão a diferença de índices entre o IBOPE (Rede Globo) e o novo medidor (SBT). A Folha conseguiu com exclusividade o relatório do novo instituto, referente a primeira quinzena de maio. Arruinando o monopólio do IBOPE, o novo medidor de audiência confirma a liderança da Rede Globo mas, mostra que em certos horários há diferenças de até 6 pontos percentuais (mais que a audiência de Record, a terceira rede do país) entre um orgão e outro. (Me fez lembrar a dança dos números nas pesquisas de inteção de voto no ano passado).
Mas a polêmica em relação a audiência pode parar por aqui. Fui curiosamente visitar o site da Datanexus e lá estava uma carta do presidente do Instituto, datada de 27/05/03, às 19h30, informando que o NOVO ÍNDICE DE AUDIÊNCIA NÃO SERÁ MAIS LANÇADO. Na carta de explicação, o presidente diz que houve desentendimentos entre ele e Silvio Santos: "primeiro, sobre a autonomia do instituto e, depois, sobre a propriedade da marca que seria gerada pelo novo índice inviabilizam o anunciado lançamento do novo processo de medição de audiência de televisão. Se quiser confira aqui a carta completa!
Já se sabe que Silvio faz o que bem entende na programação de sua emissora, algo como na musiquinha de cantiga de roda: tira, põe, deixa ficar... e desta vez encontrou um osso durinho de roer!
A Folha só errou em não ter checado se o lançamento seria mesmo hoje, já que na matéria ela ouviu os dois lados da moeda. Desse jeito deu a impressão que a matéria estava pronta havia um tempo! No UOL, há uma matéria (de ontem às 20h30) sobre o comunicado de Novaes, provavelmente a edição do jornal já estava mesmo fechada!
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28.5.03
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