6.4.04

Cheguei louca para colocar aqui uma foto e o porcaria do kit.net nãoo permite mais minha autenticação. Perdi todos os meus arquivos. Que caralho! Eu até poderia colocá-la em tamanho natural, mas é muito grande e vai deixar isso aqui mais pesado do que nunca.


Thogun, Macarrão e Combatente, os três protagonistas e sobreviventes do documentário

Em substituição, coloco o foto do documentário FALA TU que assiti domingo. Confesso que num primeiro momento, achei que fosse mais um diretor querendo ganhar visibilidade através da desgraça alheia. Mas é o tipico documentário antropológico que mostra a vida, a intimidade, o sofrimento, a luta e os sonhos de três cariocas suburbanos, que vivem de sub-empregos mas gostariam mesmo é de sobreviver do rap.

O assunto pode até ser meio batido, mas o diretor consegue assim como as letras de rap, registrar o verdadeiro cotidiano da classe miserável brasileira. Em nove meses de filmagem foi possível registrar as transformações da vida desses personagens e de algumas das pessoas próximas a elas.

Interressante notar que os três personagens são frutos de pais não declarados na certidão de nascimento, ou seja, que não tem histórico de família "burguesa" e estruturada.

O filme aponta aspectos positivos da realidade da periferia em grandes cidades. Determinados, passam por cima de todo e qualquer problema (aqueles já conhecidos das páginas de jornais) - como a perda do emprego, a morte de um parente próximo e as limitações dos serviços que o Estado presta para suas regiões - para atingir seus objetivos: fazer música, o rap, única e verdadeira voz da perifeira.

"Faço rap porque além de gostar muito do estilo musical, é a única música que realmente representa o gueto, o lugar onde vivo. Não como uma forma de protesto, mas como uma crônica do cotidiano sobre o que você é e sobre o que você vê ao seu redor", afirma Macarrão, um dos protagonistas do documentário que sobrevive como apontador do jogo do bicho e que adora o Morro.

Fala Tu contou também com a participação de Mano Brown, Edi Rock, Dj A, Dj Hum, Tito Gomes, DJ Luciano e GM Duda, que produziram o CD com a trilha sonora do filme.

Nenhum comentário: