30.1.04

É, não consigo manter o blog atualizado. Tanta coisa aconteceu desde o último post! Marquei minhas férias, falta um mês. Mas antes dela muita coisa vai acontecer.

Rolou stress essa semana, mas tudo está resolvido... O jogo está chegando ao final e por enquanto é quase vitória garantida. E se o cronômetro apitar e o resultado for mantido, o jogo tá ganho e em grande estilo. Não entendeu nada? Depois eu explico.

***


Mas resolvi escrever aqui porque assisti, na quarta-feira, ao maravilhoso filme de Sofia Copolla - Encontros e Desencontros (Lost in Traslation). Além da trilha sonora que é fantástica, o filme é de uma sensibilidade tremenda e aborda a vida de nós, seres mortais do mundo individualista e globalizado, perfeitamente. O final tocando Jesus and Mary Chain, foi de arrepiar. Scarlett Johansson está linda, atua muito bem e só tem 19 anos! Ela aceitou o convite depois de saber que as gravações seriam em Tóquio e que seu companheiro seria Bill Murray.

“Ela (Sofia) disse que seria com Bill Murray e ambientado em Tóquio, duas coisas muito convidativas. Nós filmávamos uma semana durante o dia e outra durante a noite. Isso me deixou um pouco desorientada. Eu também estava hospedada no mesmo hotel onde filmávamos, então era muito surreal subir as escadas de pijama para ensaiar, por exemplo.”

E eu que achava que a "menina Sofia" tinha sido ótima em Virgens Suicidas, agora penso que foi feita mesmo pra fazer cinema e faz jus ao nome que tem. E na minha opinião, o que a torna ainda mais boa é o fato de ser roteirista de seus filmes.

Pra que não viu, vale a pena assistir. A vida de muita gente tá ali, perfeitamente filmada. Além da trilha, a fotografia, s) é muito boa. Tóquio é um lugar que não existe!!! E sempre que vejo imagens de lá, penso que minha irmã teve o privilégio de conhecer aquele lugar de perto.

***
Depois de um período de recessão, voltamos as salas de cinema com força total. No sábado assisti Narradores de Javé (ótimo pra dar boas risadas, um filme sem pretensões). Vi também Sobre Meninos e Lobos, 21 gramas, Invasões Bárbaras e Declínio do Império Americano. Nesse, nos primeiros 5 minutos a cachola funcionou e lembrou que eu já havia visto. Isso é algo que sempre acontece. Falta Dogville.

***
Final de semana chegou. Na terça-feira já me sentia cansada. A semana terminou melhor do que eu imaginava. Consegui finalmente ajeitar minha situação no banco e não tenho mais meu nome no Cadastro de Cheques sem Fundo. Nem dá para acreditar e é um alívio. Não posso deixar a compulsão tomar conta desse corpo que me pertence e fazer com que eu perca o controle novamente. Tudo é sempre um exercício e na hora de comprar fico me questionando se estou comprando pra suprir uma carência ou algo do gênero ou se realmente é por necessidade. Acho que tem dado certo e espero que seja por um bom tempo.

***

23.1.04


O tradicional Bairro da Liberdade, reduto de imigrantes japoneses

do Terra

Segundo historiadores, pelo menos 70 povos ajudaram a transformar São Paulo na metrópole de hoje. Os japoneses foram um deles e a capital paulista, por exemplo, a maior "colônia" japonesa fora do país de origem.

***
Declarações da Prefeita Marta Suplicy sobre a polêmica em torno das declarações de Rita Lee
do Estadão

"Primeiro, sou contra o patrulhamento ideológico. E segundo, amo a Rita. Mas chega de patrulhamento, gente. Ela é debochada, debocha dela mesma e a gente tem de aceitar, disse. Para a prefeita, as declarações de Rita Lee são "a marca da sua irreverência. Ela é querida pelos fãs justamente porque é irreverente". Marta evitou comentar uma possível reação do público no show que a cantora fará em comemoração ao aniversário da cidade. "Cada um reage de um jeito. Eu só posso falar como eu reagi", disse. E voltou a elogiar a roqueira. "Ela é a cara de São Paulo."

22.1.04


Edifício Copan - Esquina da Ipiranga com a Consolação


Gosto muito dessa foto, principalmente por ser azul. Já foi publicada aqui há mais ou menos um ano.
E como ontem não tive tempo, compenso hoje com uma foto a mais.


Vista do alto da Dr. Arnaldo - Saída Paulista/Consolação ou seria o inverso?


****

Alguém pode me explicar por que a Rita Lee vai fazer show em comemoração à cidade, se ela só faz reclamar das festividades, dos paulistanos e de tudo que tem a ver com a cidade?? Já que ela está tão de saco cheio dos 450 anos porque não recusou o show e foi pro Rio fazer mais um show no Canecão? Puta falta de respeito e hipocrisia. Se o paulistano não sabe fazer festa e só sabe trabalhar por que ela vai subir ao palco?? Alguém aí arrisca uma resposta?

20.1.04


Vale do Anhangabaú, com Viaduto Santa Efigênia e prédio dos Correios ao fundo



Teatro Municipal e Viaduto do Chá, no Vale do Anhangabaú


Não se sabe ao certo quando o Vale do Anhangabaú foi fundado e para mim este é o lugar mais bonito da cidade. Os primeiros registros mostram que, em 1751, o governo estava preocupado com um vale aberto por Tomé Castro, na região entre o rio e um lugar onde se tratava a água, chamado "Nhagabaí".

Até 1822 a região não passava de uma chácara pertencente ao Barão de Itapetininga (depois da Baronesa de Itu), onde se vendia agrião e chá. Lá, os moradores precisavam atravessar a Ponte do Lorena para chegar do outro lado do morro, dividido pelo rio. Como esse caminho era muito tortuoso, foi transformado em rua em 1855, era a Rua Formosa.

Por volta de 1877, começou a que pode ser considerada "urbanização" da área - com a idealização do Viaduto do Chá (inaugurado somente em 1892) - a subseqüente desapropriação de chácaras no local e o projeto do engenheiro Alexandre Ferguson de construir 33 prédios de cada lado do vale para serem alugados.


* O nome Anhangabaú tem várias possíveis origens e alguns significados diferentes:

- Anhanga: o mesmo que anhã. Gonçalves Dias escreveu Anhangá, talvez por necessidade do verso;

- Anhangaba: diabrura, malefício, ação do diabo ou feitiço;

- Anhangabahú: anhangaba-y, rio do malefício da diabrura, do feitiço;

- Anhangabahy: o mesmo que anhanga-y, rio ou água do mau espírito.

* No século XVII, as águas do Anhangabaú eram usadas para as necessidades caseiras: lavar roupas e objetos e até mesmo tomar banho. O rio hoje está canalizado mas suas nascentes estão ao ar livre, entre a Vila Mariana e o Paraíso, desaguando no Tamanduateí.

Depois de muito tempo de total descuido, em 1910, foi feito o ajardinamento do Vale do Anhangabaú, resultando na formação do Parque do Anhangabaú. Ele foi reformulado na primeira gestão do prefeito Prestes Maia(1938–1945), com a criação de ligações subterrâneas à Praça Ramos de Azevedo e a Praça Patriarca. Esta última passagem é hoje conhecida como Galeria Prestes Maia.

19.1.04

Esta semana, em homenagem aos 450 anos da cidade que escolhi para viver, postarei fotos de lugares que gosto e que acho que representam bem esta megalópole...


Avenida Paulista

Vim do interior para a metrópole, do sôssego para o caos. Caí justamente num dos maiores símbolos da cidade. Minha primeira casa em São Paulo foi na Avenida Paulista com a Brigadeiro, em 1997. Lembro que no começo morria de medo de atravessá-la. Era imensa e dava duas da avenida principal da minha cidade natal. Da janela do 17º andar acompanhei passeatas, protestos, comemorações futebolísticas, São Silvestre, entre outras coisas, e muito, mas muito barulho. A adaptação foi rápida e desde então tive certeza que esta cidade era meu lugar.

****

O blog tem recebido inúmeras visitas internacionais, hahahaha. Visitas do México, Argentina, Itália e inclusive várias (do mesmo IP) de Portugal. Pena ninguém dar as caras...

9.1.04

Ouse, ouse... ouse tudo!! Não tenha necessidade de nada! Não tente adequar sua vida a modelos, nem queira você mesmo ser um modelo para ninguém.
Acredite: a vida lhe dará poucos presentes.
Se você quer uma vida, aprenda ... a roubá-la! Ouse, ouse tudo! Seja na vida o que você é, aconteça o que acontecer. Não defenda nenhum princípio, mas algo de bem mais maravilhoso: algo que está em nós e que queima como o fogo da vida!!

***
Lou Andreas-Salomé (1861-1937) foi uma bela mulher que escandalizou a sociedade e quebrou regras morais. Teve vários amantes. Conheceu Freud, Jung, Nietzsche, entre outros grandes homens.
Mulher engajada e sensível, tinha mito de sedutora.

***
Depois de muito tempo trabalhamos até a uma da manhã. É raro acontecer durante a semana, geralmente isso acontece as sextas-feiras e aí não é preciso se preocupar com o dia seguinte.

O pior de trabalhar até tarde nem é o trampo e sim conseguir relaxar e dormir na hora que chego em casa. Fritei por duas horas esperando o sono chegar e sinto essas duas horas perdidas farão falta hoje, principalmente depois do almoço...

****

O fundo de gatinhos foi inspirado nos felinos do ADOTE UM GATINHO (link ao lado). Toda vez que visito o site tenho vontade de adotar um. São tantos e tão lindos que não tenho a capacidade de escolher apenas um. E eles precisam tanto de um lar...

8.1.04

Regra básica que eu (pra variar) ainda não aprendi:

NUNCA CANTE VITÓRIA ANTES DO FINAL DO JOGO

Tem gente na fila do apartamento. A gente escolheu, mas ele ainda não é nosso e provavelmente não vai ser... E desanimador. Mas é pra eu aprender... Em momento algum eu trabalhei com a hipótese de que ele não seria nosso. Ligamos três vezes e não disseram que tinha gente na fila. Aí ligo pra fechar o negócio e ela diz: "Uma pessoa já fez a ficha. Vc só poderá fazer se ele for recusado". Murchei total, mas claro que não desisti. Geralmente quando tem alguém na frente eles avisam antes de passar o valor do aluguel.

******

Primeiro dia de mau humor do ano. Tô tentando aliviá-lo ouvindo um bom som. Tá difícil... Não tem um motivo aparente. O lance do apto. já desabafei na análise.

Falando em análise assisti ontem Freud Além da Alma. O filme é muito bom e mostra toda a criação da teoria Freudiana.

******
E Tom Jobim já dizia:

... Tanta gente existe por aí que fala tanto e não diz nada ou quase nada...

******

5.1.04

Caramba, fiquei tanto tempo sem visitar meu blog que tinha até esquecido a senha. Ele acabou de completar um ano.

Não ando muito inspirada para escrever, comentar assuntos ou mesmo encher isso aqui de fotos e figuras. Tal comportamento se deve pela correria da minha vida real. Tenho passado muitas horas frente a um monitor e acabo perdendo a vontade de navegar por aí...

Dezembro praticamente foi um mês de trabalho. Mas consegui terminar o ano com alguns trocados no no bolso, que servirão para a mudança. Sabe que isso nunca aconteceu nos meus 13 anos de vida proletária?

E enfim vamos mesmo deixar Perdizes e viver na região da Paulista. Escolhemos o apartamento, só falta a parte burocrática (que é a pior, sempre).

Não deixa de ser animador começar o ano numa casa nova. Mudando terei novos hábitos, como o de andar mais a pé. E estarei novamente próxima da primeira região da cidade em que morei.

E mudar requer dinheiro, um bom punhado dele. É absurda por exemplo a taxa de transferência de telefone. Ela é mais cara do que a habilitação de um novo número.

Não gosto de criar expectativas nem aquelas metas para o ano que chega, isso nunca dá certo. E acho que quando se faz análise é aí que essas coisas não contam mesmo. Mas não deixa de ser estimulante, animador e instigante começar o ano numa casinha nova. Agora é torcer pra dar certo!!

Mas se não for agora, será em breve!!!

Sorry, mas vc terão de aguentar a Patricia falando disso. Porque eu só consigo pensar nisso, hahahaha. Tadinho do Marcel, hahahaha. Mas estou tentando me controlar. Eu juro!